Asas do Desejo

Na Berlim gélida e devastada do pós-guerra, dois anjos, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) sobrevoam a cidade, passam o tempo ouvindo o pensamento dos mortais e compartilhando de seus dramas pessoais e suas insatisfações, mas não podem sentir suas dores e alegrias. Damiel não escapa ileso de sua condição divina, ao se apaixonar pela trapezista Marion (Solveig Dommartin) e não poder consumar seu desejo. Para poder tocá-la, ele deve tornar-se humano abrindo mão de sua imortalidade. Para guiá-lo em sua escolha, surge Peter Falk, um anjo caído que soube fazer a transição entre os dois mundos. Como na Berlim da época, ainda dividida pelo muro, o filme narra a disputa entre o divino e o efêmero como dois mundos antagônicos.
Der Himmel über Berlin, de 1987, que na tradução literal do alemão seria “O céu sobre Berlim”, é tido como um filme que consegue falar com propriedade do pós-moderno, misto de documentário e ficção. Ora monocromático, ora colorido, onde múltiplas histórias se desenrolam, Asas do Desejo é sobre o que se quiser que ele seja. Um filme de anjos sobre Berlim, sobre um anjo que “cai”, uma fábula, até mesmo um romance adocicado. É um filme verdadeiramente indescritível, segundo o próprio diretor Wim Wenders (Paris, Texas), que assina o roteiro juntamente com o escritor Peter Handke, e que buscou inspiração na obra de Rainer Maria Rilke – conhecido como o poeta da solidão. Foi refilmado em 1998, como Cidade dos Anjos. Com uma lentidão cercada de imagens coloridas e em preto e branco, Wenders construiu um dos filmes mais poéticos da década de 80, vencedor da Palma de Ouro em Cannes de melhor direção. E se me permitem o trocadilho, o filme é divino. Drama, 130 min. Baixe este filme.
.

Tags:, ,

One response to “Asas do Desejo”

  1. Buca Dantas says :

    Niara, esse é um dos filmes mais lindos do cinema. a refilmagem hollywoodiana [e nada contra Hollywood, nesse caso] dele é um sessão da tarde que não precisaria ter sido feita. maaaas o original, esse aí, tem que ser assistido. e disponibiliza-lo para download já te confere mais um pontinho na conta do céu…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: