Coração de Caçador

.
Por Aritanã Dantas
.
Quando um diretor da envergadura de John Huston resolveu fazer um filme que se passa quase todo dentro de um barco a vapor, estrelado por dois nomes de peso de Hollywood (Humphrey Bogart e Katharine Hepburn), os produtores devem ter sonhado com montanhas de dinheiro fácil. Coitados. É louvável não querer filmar em estúdio, apesar de em 1951 um filme daqueles não ser nada fácil de ser captado em externas, mas filmar na África e levar toda a equipe e elenco de estrelas junto, só podia ser loucura!  O motivo colocado parecia ser dos mais louváveis: dar à obra cinematográfica uma dose cavalar de realismo. Mas por trás disso tudo estava o desejo mórbido de um diretor muito mimado: a necessidade de matar um grande elefante!
A direção maravilhosa e a atuação precisa de Clint Eastwood, fazem deste filme menos conhecido, um dos meus preferidos do velho cowboy. É ao mesmo tempo uma homenagem e uma crítica a um dos maiores diretores de todos os tempos, num filme ágil e que não toma partido, deixando o espectador pensar e escolher o seu lado na história. Legal reparar também na atuação de George Dzundza, no papel de guia de caça do diretor.
Detalhe: Talvez por problemas de direitos, os nomes foram trocados. Então John Huston é John Wilson, Humphrey Bogart é Phil Duncan, Katharine Hepburn é Kay Gibson, etc.
“White Hunter, Black Heart” (título original) teve o roteiro baseado no livro de Peter Viertel (co-roteirista) que acompanhou as filmagens de “Uma Aventura na África” (The African Queen) – filme do diretor John Huston. Huston é interpretado por Clint Eastwood em Coração de Caçador, filme que rendeu a Clint a indicação para Melhor Diretor no Festival de Cannes em 1990. Não venceu. Aventura, 110 min. Baixe esse filme e legenda.
.
.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: