A Sombra do Vampiro

O diretor alemão F. W. Murnau (John Malkovich) está chegando à Checoslováquia com sua equipe para filmar Nosferatu (cartaz do filme original). Desejando fazer o filme mais autêntico da história, contrata em segredo um vampiro de verdade para o papel principal. A equipe está curiosa em conhecer Max Schreck (Willem Dafoe) que interpretará o Conde Orlock, mas Murnau explica que ele tem um modo peculiar de interpretação onde assume o papel integralmente, mesmo fora dos horários de filmagem.
O bizarro Max Schreck surge e começam os problemas. Wolfgang Müller (Ronan Vilbert), o diretor de fotografia, adoece logo após ter filmado Schreck. Murnau pressiona o vampiro para que ele cumpra o acordo que fez: não tocar na equipe até o filme ser concluído para ter seu “prêmio” – o pescoço da atriz Greta Schroeder (Catherine McCormack), estrela do filme.
Murnau vai a Berlim internar Müller num hospital e buscar o novo diretor de fotografia. Schreck não dá importância para as ameaças de Murnau, está descontrolado, e os membros da equipe de filmagem estão desaparecendo. A estrela Greta Schroeder chega e o vampiro toma providências para não ser enganado por Murnau.
Esse filme, do novato diretor E. Elias Merhig, é uma ficção sobre os bastidores das filmagens de um clássico do gênero thriller, Nosferatu de Murnau (1922) – uma adpatação não autorizada do livro Drácula de Bram Stoker, ainda no cinema mudo, e responsável pelo início do culto aos filmes sobre vampiros.
Dizem que o verdadeiro ator Max Schreck era realmente estranho. Durante as filmagens só aparecia diante da equipe já maquiado e caracterizado como Nosferatu, e só aceitou o papel quando Murnau concordou em filmar apenas à noite. O filme sugere que Nosferatu foi mesmo realizado com um vampiro. Willem Dafoe, que interpreta Schreck, está irreconhecível e sua maquiagem demorava quase quatro horas.
Shadow of the Vampire (2000) tem um tom de comédia que o faz ainda mais interessante. A fotografia é impecável, assim como as interpretações de Malkovich e Dafoe. É a estreia de Nicolas Cage na produção. Thriller, 84 min.
.
.

Tags:, ,

2 responses to “A Sombra do Vampiro”

  1. Aritanã Malatesta says :

    Na verdade não foi filmado com o Dafoe, mas com o mesmo vampiro do filme de Murnau. Dafoe só emprestou seu nome para não levantarem suspeitas sobre os acordos macabros do produtor…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: