Lavoura Arcaica

A partir da história de uma família de imigrantes libaneses no interior do Brasil, o filme aborda o amor, o incesto e a relação familiar num drama trágico da eterna luta entre a tradição e a liberdade. O filme é uma transposição do livro homônimo de Raduan Nassar, e conta a história de André (Selton Mello), que cansado da repressão do pai (Raul Cortez) e da super proteção da mãe (Juliana Carneiro da Cunha) abandona a casa da família, levando consigo o peso da paixão correspondida e materializada que sente por sua irmã Ana (Simone Spoladore). Pedro (Leonardo Medeiros), seu irmão mais velho, recebe de sua mãe a missão de trazê-lo de volta. André resolve voltar para casa, mas antes revela ao irmão o real motivo do seu afastamento de casa, o que irá quebrar definitivamente os alicerces da família. Numa atmosfera bem brasileira, rural, dominada por um sopro da tradição mediterrânea, é a versão ao avesso da parábola do filho pródigo.
O filme é a estreia de Luiz Fernando Carvalho no cinema, que além de conversas intermináveis com o escritor Raduan Nassar, viajou com ele para o Líbano para se ambientar com a cultura libanesa. Além disso, o elenco e parte da equipe passaram quatro meses vivendo na fazenda do interior de Minas Gerais onde o filme foi rodado. Ordenharam vacas, repararam cercas, costuraram roupas, ao mesmo tempo em que estudavam o texto, aprendiam danças e ouviam músicas relacionadas ao roteiro para que entrassem no clima denso do livro. E conseguiram.
Vencedor de diversos prêmios por todos os festivais nacionais e latino-americanos por onde passou – contemplando todos os atores e equipe técnica -, ganhou ainda o prêmio de Melhor Contribuição Artística, no Festival de Montreal, onde o curador André Paquet se desmanchou em elogios ao diretor Luiz Fernando Carvalho, que assina também a produção e o roteiro.
Lavoura Arcaica é um dos melhores e mais bem feitos filmes brasileiros. Um raro exemplo da junção de estéticas diferentes, numa apropriação perfeita da obra literária na cinematografia. Ver o filme é querer ler o livro e vice-versa. Drama, 163 min. Baixe esse filme.
.
Trecho do filme:
.

Tags:, ,

Trackbacks / Pingbacks

  1. Rômulo Gondim – - 10/10/2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: