Um Corpo Que Cai

Madeleine (Kim Novak) é uma bela mulher que sofre com uma crise de identidade, tem visões e se comporta estranhamente. Seu marido, Gavin Elster (Tom Helmore) convence o amigo John Ferguson (James Stewart), um ex-detetive que sofre de acrofobia, mais conhecido como Scottie, a investigar as saídas misteriosas da esposa. Inicialmente Scottie reluta, mas diante da insistência de Gavin concorda em seguir Madeleine e acaba se apaixonando por ela. Madeleine pode estar possuída pelo espírito de sua avó suicida Carlotta e Scottie tenta salvá-la de si mesma. Mas, como é próprio de um bom filme de suspense, acontece uma enorme reviravolta e, no final, um grande mistério é revelado, surgindo então o grande vilão da trama.
Vertigo (título original) é baseado no livro D’Entre les Morts, de Pierre Boileau e Thomas Narcejac, que foi escrito especialmente para Alfred Hitchcock, após a dupla descobrir que o diretor tentou comprar os direitos de adaptação de seu livro anterior, Diabolique. Hitchcock inventou uma sequência de zooms e afastamento da câmera, que dá ao público a sensação de vertigem sentida pelo personagem de Stewart. Além disso, a iluminação muda quando algo importante vai acontecer no filme. O diretor aparece em cena aos exatos 11 minutos do filme, caminhando com um terno cinza em frente ao estaleiro do personagem Gavin Elster. Possui uma das trilhas mais conhecidas da história do cinema.
Muito deteriorados, os negativos originais do filme foram restaurados completamente em 1996 a um custo de um milhão de dólares, por Robert Harris e James Katzos – os mesmos laboratoristas que recuperaram os originais de Lawrence da Arábia, Spartacus e Minha Bela Dama. Vertigo teve sua reestreia em 28 de março de 1997, em São Francisco, cidade retratada na trama.
Considerado a obra-prima de Hitchcock e um dos dez melhores filmes de todos os tempos em todas as listas, foi recebido na época com reservas, recebeu apenas duas indicações ao Oscar – Melhor Som e Melhor Direção de Arte – e não ganhou um prêmio sequer. Simplesmente magnífico! Suspense, 128 minBaixe esse filme.
.
.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: