Boa Noite, e Boa Sorte

Edward Morrow (David Strathairn) é um âncora de tevê que passa a revelar em seu programa as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas, através do Comitê de Atividades Antiamericanas do Senado dos EUA. O confronto público entre Morrow e McCarthy marcou a história da tevê americana, que ainda engatinhava na época da história, 1953.
Tudo que já foi dito sobre esse filme é verdade. Esse drama em forma de documentário dá uma aula de jornalismo e evidencia o quanto a liberdade de expressão é preciosa e necessária. Carrega ainda aquele tom nostálgico dos anos 50, e do cinema feito na época, através da excelente fotografia em preto e branco e da belíssima trilha sonora.
George Clooney, que simplesmente arrebenta na direção do filme, declarou que preferiu usar cenas de arquivo do verdadeiro senador Joseph McCarthy ao invés de escalar um ator para interpretá-lo, devido ao modo como o verdadeiro McCarthy atuava para as câmeras. O elenco conta ainda com Robert Downey Jr., Jeff Daniels, Frank Langella e Patricia Clarkson, além do próprio diretor. Apesar das muitas indicações ao Oscar, Globo de Ouro e Bafta, não levou nenhum, apenas Melhor Roteiro no Festival de Veneza, entrando para a história dos injustiçados do cinema.
O título – Good Night, and Good Luck – carrega uma expressão usada por Ed Murrow, cunhada durante a Segunda Guerra Mundial. Ao não saber o que se poderia acontecer entre a noite e a manhã, sempre desejava boa noite e boa sorte aos ouvintes. A incerteza do nosso futuro é de outra natureza, mas a expressão ainda vale. Espetacular!
Drama, 93 min. Baixe esse filme.
.
.

Tags:, ,

One response to “Boa Noite, e Boa Sorte”

  1. Demétrio de Azeredo Soster says :

    Gosto muito deste filme (eu e a torcida do Flamengo, diga-se!). Trabalho ele quando leciono jornalismo opinativo, e, nele, o gênero “comentário”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: