Cidadão Kane

Logo depois de balbuciar a enigmática palavra ”rosebud” (sem tradução), em seu leito de morte, Charles Foster Kane (Orson Welles), tem a sua via devassada pela imprensa americana que tenta dar significado a tal expressão e passa a contar a história de ascensão de um garoto pobre no interior a magnata das comunicações. O filme é claramente inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, que promoveu uma verdadeira caçada pelas cópias do filme ao redor do mundo, que quase se perdeu para sempre, além de promover um boicote histórico na época do lançamento, em 1941.
Orson Welles tinha 25 anos quando lançou o filme que revolucionaria todas as técnicas de filmagem. Deu vários passos à frente do expressionismo alemão de Fritz Lang e inovou na fotografia (em preto e branco, de Gregg Toland), trabalhando com o claro-escuro que resultou num show de sombras. Da montagem apurada para marcar a narrativa, como fazia o russo Sergei Eizenstein, Welles foi além e radicalizou numa construção sem linearidade, desarticulando a cronologia. E ainda fez mais: tirou definitivamente a câmera do chão (travellings contínuos) e escancarou a lente para mostrar o teto, algo inédito em Hollywood e ainda criou o verdadeiro sentido da profundidade de campo no cinema.
Em 1999, a história em torno da criação de Cidadão Kane foi contada em “RKO 281”, filme feito para a tevê americana, com James Cromwell (Kane), John Malkovich, Melanie Griffith, Brenda Blethyn, Roy Scheider e Liev Schreiber interpretando Orson Welles.
Citizen Kane foi indicado em nove categorias do Oscar, incluindo melhor filme e direção, levou apenas o de Melhor Roteiro (Orson Welles e Herman J. Mankiewicz). Em votação realizada em 1998 pelo American Film Institute, Cidadão Kane foi escolhido o melhor filme de todos os tempos. Nada a dizer a não ser: Assistam!
Drama, 119 min. Baixe esse filme.
.
Trecho final do filme:
.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: