Capote

Em novembro de 1959, Truman Capote (Philip Seymour Hoffman) se impressiona com a brutalidade de um crime no interior do estado do Kansas. Imediatamente ele reconhece o potencial da história e usando como argumento o impacto que o assassinato teve na pequena cidade, convence a revista The New Yorker a lhe dar uma matéria sobre o assunto. Acompanhado por Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga de infância, Capote vai para o Kansas e surpreende a comunidade local com sua voz infantil, trejeitos delicados e roupas não convencionais.
Quando os assassinos são capturados, julgados e condenados à morte, Capote passa a visitá-los na prisão. E o que começou como um artigo de revista transforma-se no projeto de um livro que consome cinco anos e meio da vida de Capote. Ele até paga um advogado de defesa para que recorra das acusações apenas para continuar escrevendo sua história. O resultado é a sua obra-prima A Sangue Frio (In Cold Blood), que além de criar um gênero de literatura inteiramente novo, faz dele o mais famoso escritor dos Estados Unidos.
Longe de ser uma cinebiografia, o filme do novato Bennett Miller conta apenas um recorte da vida de Truman Capote apenas entre 1959 e 1966. Miller e o roteirista Dan Futterman basearam seu longa no livro de Gerald Clarke, que relata um dos momentos mais decisivos da vida de Capote.
Além do rigor com a ambientação e locações autênticas, há um cuidado especial em não fazer uma hagiografia e mostrar um Capote humano, o mais próximo do real, com todos os seus defeitos e falhas. O colorido monocromático usado pelo diretor de fotografia Adam Kimmel ajuda no tom de história real.
O destaque, sem dúvida, é a atuação impecável de Philip Seymour Hoffman, que mereceu o Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e Independent Spirit Awards de Melhor Ator e todos os elogios que recebeu. Hoffman perdeu cerca de 20 quilos para interpretar seu protagonista.
O filme, que foi rodado em apenas 36 dias e custou a bagatela de U$ 7 milhões, estreou em 2005 nos cinemas americanos no dia 30 de setembro, data de nascimento de Truman Capote. Uma obra tão controversa e brilhante quanto o personagem. Drama, 98 min. Baixe esse filme.
.
.
.
Sobre Truman Capote
Romancista de talento, repórter premiado e roteirista celebrado em Hollywood, Truman Capote (1928-1984) é um personagem que renderia uma boa cinebiografia convencional. Egocêntrico, de humor politicamente incorreto e abertamente gay, tinha uma personalidade excêntrica que marcou época nos círculos intelectuais norteamericanos. Morreu em Los Angeles (cidade que detestava), em agosto de 1984, de overdose de barbitúricos um mês antes de seu 60º aniversário. “Não sou um santo. Sou um alcoólatra, um drogado, um homossexual e um gênio. Certamente, poderia ter sido todas essas quatro coisas e ter continuado sendo um santo”.
.
.

Tags:, ,

One response to “Capote”

  1. Demétrio de Azeredo Soster says :

    De fato, um grande filme sobre um personagem no mínimo ímpar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: