Jogo Mortal

O cabeleleiro Milo Tindle (Michael Caine) e o escritor de histórias de mistérios Andrew Wyke (Laurence Olivier) têm algo em comum: a mesma mulher. Enquanto o primeiro é um amante apaixonado, que não sabe como sustentar as extravagâncias de sua paixão, o segundo é um marido que está cansado dela e pretende ficar com a amante. O marido propõe ao amante de sua mulher que roube suas jóias e as venda para um receptador de confiança. Como as jóias estão no seguro, o marido não ficaria no prejuízo. Mas um tenta ludibriar o outro em um duelo de inteligência.
Joseph Mankiewicz, bicampeão do Oscar por Quem é o Infiel? (1949) e A Malvada (1950), é o diretor que promove o duelo entre os dois, sozinhos, dentro de uma casa num jogo perigoso, intrigante, cheio de alternativas, mudança de posição dos jogadores, blefes e guerra de nervos. Este filme está ancorado na capacidade dos atores – Olivier e Caine –, e na idéia, no roteiro bem construído por trás da ação. Duas interpretações primorosas, tanto que ambos foram indicados para o Oscar de Melhor Ator. A dupla apenas deu o azar de cruzar pela frente com um Marlon Brando impossível no seu inigualável Don Vito Corleone de O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola. Recebeu mais duas indicações ao Oscar, para Melhor Diretor e Melhor Trilha Sonora.
Este é o segundo de quatro filmes em que os atores Michael Caine e Laurence Olivier atuaram juntos e o último filme do diretor Joseph Mankiewicz.
“Sleuth”, título original, também foi lançado em VHS no Brasil como Trama Diabólica e recentemente refilmado como Um Jogo de Vida ou Morte (2007) com Michael Caine, 35 anos depois, fazendo o papel do marido e Jud Law do amante. Impossível classificá-lo em único gênero – policial, suspense, terror, drama. Um filme excepcional que transcende qualquer rótulo. 138 min. Baixe esse filme.
.
.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: