Luz Silenciosa

Johan (Cornelio Wall) é um homem casado e pai de sete filhos que se apaixona por outra mulher. Ao trair sua esposa, Johan mergulha numa profunda depressão, provocada pela culpa advinda dos rigores de sua religião, e coloca em risco a estrutura familiar e a sanidade mental daqueles que o rodeiam. Johan e sua família são menonitas moderados e vivem na região mexicana de Chiuahua, eles falam em dialeto plautdietsch e vivem do trabalho duro na lavoura. Os menonitas defendem o pacifismo radical, rejeitam o progresso e vivem em comunidades rurais como se ainda vivessem no século XVII, sem eletricidade ou máquinas.
Com direção, roteiro e produção de Carlos Reygadas, Luz Silenciosa é um mergulho no cotidiano dessa comunidade de imigrantes europeus protestantes, com um ritmo narrativo contemplativo, lento, que investe na sedução da luz nas belíssimas imagens do diretor de fotografia Alexis Zabe.
A angústia do protagonista incomoda profundamente, e este incômodo ganha proporções múltiplas com a maneira com que Reygadas o narra, confundindo religião e ética ao longo de toda a história. Aliás, a beleza do filme está em sua opção estética narrativa. Na ausência da modernidade o silêncio é sepulcral, os diálogos são raros, as distâncias são gigantescas e os planos abertos nos remetem a um mundo estranho, quase alienígena.
Reygadas apostou em atores amadores menonitas como o protagonista Cornelio Wall. Apenas as atrizes que interpretam a esposa Esther (Miriam Toews) e a amante Marianne (Maria Pankratz), são atrizes profissinais. Os demais personagens do filme são interpretados por menonitas, em boa parte parentes de Wall. Este é o primeiro filme a ser rodado em plattdeutsch, dialeto entre alemão e holandês.
Prêmio do Júri no Festival de Cannes, Luz Silenciosa ganhou mais vinte outros prêmios internacionais. Entre eles Melhor Filme, Diretor, Fotografia e Som no Festival de Havana e, Melhor Filme e Diretor no Festival Ibero-Americano de Huelva.
É necessária uma boa noite de sono e uma dose generosa de boa vontade para embarcar nesta viagem mística proposta por Reygadas. Mas a recompensa é certa. O filme é belo e delicado e ao mesmo tempo forte e exuberante. Enternecedor! Drama, 127 min. Baixe esse filme.
.
.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: