Fahrenheit 451

O filme é baseado em romance homônimo de Ray Bradburry, que descreve uma sociedade futurista – hipnotizada por imagens – em que a palavra escrita é condenada e os livros são proibidos porque trazem infelicidade às pessoas. Montag (Oskar Werner) é um bombeiro devotado ao trabalho e prestes a ser promovido. Os bombeiros do filme não apagam incêndios, até porque as casas são à prova de fogo. A função deles é procurar e queimar livros, que entram em combustão aos 451 ºF (ou 233 ºC).

Os livros são considerados uma ameaça, e Montag os queima confiante que isso sempre foi feito. Um dia sua vizinha (Julie Christie), consegue plantar algumas sementes de subversão na sua mente. Ela pergunta se ele já leu algum dos livros que queima e ele acaba por se tornar um amante dos livros e, conseqüentemente, passa a questionar o seu mundo perfeito. Ao ser denunciado pela própria esposa, começa a ser perseguido e vai parar na terra dos homens-livro, uma comunidade formada por pessoas que guardaram seus livros e também eram perseguidas. Essas pessoas decoravam os livros, para publicá-los mais tarde, quando não fosse mais proibido.

Este é o único filme em inglês e o primeiro em cores de François Truffaut. A trilha sonora é de Bernard Hermann, o compositor favorito de Hitchcock.  Fahrenheit 451, filmado em 1966, não tem aquele ambiente pesado de outras distopias futuristas do cinema como 1984 ou Matrix. É um filme que leva à reflexão, ao questionamento. Talvez o maior clássico do seu gênero. Imperdível.

Ficção Científica, 112 min. Baixe esse filme.

Tags:, ,

One response to “Fahrenheit 451”

  1. Eduardo Maçan says :

    Eu tenho o DVD, mas devo admitir que precisei de 3 sessões para vê-lo inteiro. Dormi🙂

    O diretor e o cara que fez o montag brigaram durante a produção, isso certamente comprometeu o filme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: