Casablanca

O filme, baseado na peça teatral de Murray Burnett e Joan Alison, conta a saga daqueles que tentavam fugir da Europa ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Casablanca é uma cidade no Marrocos, passagem obrigatória para quem desejava fugir para Portugal evitando os nazistas. É lá que Rick (Humphrey Bogart) mantém o seu famoso e movimentado bar, onde acontecem transações ilegais como a venda de passes livres. Neste caótico ambiente, Rick reencontra Ilsa (Ingrid Bergman), com quem teve um caso de amor interrompido inesperadamente anos atrás, em Paris. Ilsa aparece com seu marido, o herói da resistência ao nazismo Victor Laszlo (Paul Henreid). Para saírem do norte da África, os Laszlo dependem de salvo-condutos roubados, e que por obra do acaso acabam nas mãos de Rick.
As filmagens de “Casablanca” eram uma bagunça. Os roteiristas Julius e Philip Epstein redigiam os diálogos nos bastidores, em plena locação, e os entregavam aos atores na noite anterior de cada dia de filmagem. O diretor Michael Curtiz conseguiu esconder o caos dos bastidores, que deixavam Humphrey Bogart muito irritado por nunca saber o destino de seu personagem. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, Diretor e Roteiro de 1944, possui ainda uma das mais belas canções já compostas para um filme, “As Times Goes By” e uma fotografia impecável. Foi também um dos primeiros filmes a ter a guerra como pano de fundo para sua história.
O filme tinha sua estreia inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu lançar o filme imediatamente.
Em pesquisa realizada pelo Entertainment Reporter, a cena final de Casablanca foi eleita a mais romântica da história do cinema. É o filme mais lembrado da década de 40, o segundo filme romântico mais famoso da história do cinema – o primeiro é “…E o Vento Levou” de 1939 – e foi eleito como melhor filme de todos os tempos numa lista de cem pelo The Times em 2008, que ignorou a existência de Cidadão Kane. É considerado por muitos o clássico dos clássicos do cinema. Drama/Romance, 103 min. Baixe esse filme.
.
.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: