XXY

.
Alex (Inés Efron) é uma adolescente de 15 anos que nasceu com os órgãos genitais de ambos os sexos e que toma remédios para inibir o surgimento de suas características masculinas. Seus pais, Kraken (Ricardo Darín) e Suli (Valeria Bertucelli) não conseguiram decidir pela cirurgia que corrigiria sua ambigüidade genital quando ainda era um bebê e se isolaram com a filha num vilarejo litorâneo do Uruguai. A atração sexual entre Alex e o filho adolescente de um casal que aparece para visitar a família, a confronta com a sua realidade e coloca em xeque a decisão de seus pais no passado.
A Síndrome de XXY, também conhecida como Síndrome de Klinefelter, atinge homens que têm um cromossomo X a mais – e que desenvolvem testículos menores e produzem menos testosterona na juventude, o que pode lhes dar aspecto feminino. Não é o caso da personagem do filme. O título parece mesmo ser uma provocação, um convite ao debate.
Ganhou o prêmio da crítica em Cannes e o Goya de melhor filme estrangeiro de língua espanhola. Foi escolhido para representar a Argentina ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2008, mas não chegou a ficar entre os indicados.
Esse é o primeiro filme da cineasta argentina Lucía Puenzo, filha de Luis Puenzo – diretor do premiado A História Oficial. Lucía aborda um tema bastante controverso e considerado tabu com extrema delicadeza e sensibilidade sem cair na armadilha piegas de apresentar uma solução para o problema. “Não queria falar de um diagnóstico preciso. O título do filme é uma metáfora da intersexualidade em geral. O meu trabalho não é um documentário, mas uma história de ficção.” – declarou a diretora.
Filme corajoso, quase cru na abordagem do tema sem ser grosseiro. Fotografia belíssima e um elenco espetacular. Mais um bom filme argentino. Drama, 86 min. Baixe esse filme.
.
.

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: