Reds

Reds, de 1981, é a cinebiografia do jornalista norte-americano John “Jack” Silas Reed (Warren Beatty), desde a época em que era repórter do periódico socialista The Masses no início do século XX, até a fundação do Partido Comunista dos Estados Unidos, incluindo sua vida amorosa com Louise Bryant (Diane Keaton).

As cenas no vídeo abaixo mostram um dos “cenários” do filme, São Petersburgo (ou Petrogrado, em outubro de 1917, mostrando a participação de Reed na Revolução Russa e o prestígio que desfrutava entre as lideranças do partido bolchevique. Após a morte de Lênin, Petrogrado passou a chamar-se Leningrado. Após a queda da União Soviética, voltou a chamar-se São Petersburgo.

Warren Beatty, considerado como um “esquerdista” americano, conhecido por suas produções e opiniões em Hollyood, produziu, dirigiu, atuou como protagonista e escreveu o roteiro de Reds juntamente com Trevor Griffiths, baseado no livro “Dez Dias Que Abalaram O Mundo”, de Reed, o mais fiel relato da Revolução Russa. Levou dois anos entre filmagem e montagem e conta ainda com Jack Nicholson, Gene Hackman, Mureen Stapleton e Paul Sorvino no elenco. Recebeu doze indicações ao Oscar e levou três estatuetas, incluindo Melhor Diretor para Warren Beatty.

Reed, que sempre foi tratado como espécie de herói na União Soviética, morreu em Moscou de tifo aos 44 anos. É o único estrangeiro enterrado com honras nas muralhas do Kremlim, ao lado do mausoléu de Lênin.
Esse filme é muito especial! Já perdi a conta de quantas vezes o assisti e, mesmo tendo três horas de duração, vale a pena cada minuto. Reds faz justiça à trajetória de John Reed, que sempre foi uma inspiração pelo empenho e paixão com que viveu suas convicções, e ainda tem sua interessante e conturbada relação com a feminista Louise Bryant. Inclui também críticas à burocratização, ao excessivo controle exercido pelo estado soviético e cerceamento da liberdade. Recomendadíssimo!
Drama, 181 min. Baixe esse filme.
.
Trechos do filme ao som da Internacional:

Aniversário hoje: Durante essa madrugada, 25 de outubro, a Revolução Russa completa 93 anos.

Tags:, , , ,

4 responses to “Reds”

  1. Aloísio says :

    Como eu não tinha achado esse blog.Muito bom.Essa semana tenho que assistir ele.Talvez terça, que não vou na facu, ou no fim de semana proximo.Mas dessa semana não passa.

    Se o filme tem 3 horas gastarei quanto tempo para baixar?

    • nideoliveira71 says :

      Depende mais da tua conexão. Se for banda larga, tipo uns 10MB, levará no máximo 1h. Caso não seja, sugiro deixar baixando de madrugada, enquanto dormes. Fica a dica. hehehehe.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: