Um dia de cão

Baseado na história real ocorrida em 22 de Agosto de 1972, quando um assalto a banco no Brooklyn chama a atenção da mídia que o transforma num show de enorme audiência. Teoricamente o roubo duraria apenas dez minutos, mas depois de horas os assaltantes Sonny (Al Pacino) e Sal (John Cazale), ainda estão cercados pela polícia e com reféns dentro do banco. Aparentemente Sony é o típico cidadão americano pai de família da década de 70, veterano da guerra do Vietnã e sobrevivente da pressão da sociedade pelo sucesso financeiro e pessoal.
O que faz Sonny pedir ajuda a um amigo para realizar o assalto, é o desejo de seu namorado Leon (Chris Sarandon), com quem se casou há pouco tempo (mesmo já sendo casado), de fazer uma operação para mudança de sexo que custa quase três mil dólares. Enquanto tudo se desenrola, a multidão do bairro vibra ao acompanhar o espetáculo e apóia Sonny, se contrapondo ao comportamento da polícia.
Dog Day Afternoon (título original), vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original escrito por Frank Pierson e baseado nos artigos de P.F. Kluge e Thomas Moore, não tem trilha sonora, mas a montagem ágil e a tensão nas sequências são suficientes para prender a atenção. Al Pacino é preciso nas reações de seu personagem a todos os imprevistos da trama, como o olhar surpreso quando a polícia aparece ou o modo gentil com que trata os funcionários do banco.
O diretor Sidney Lumet (Rede de Intrigas) fez uma obra-prima de uma tragédia que a mídia transformou em evento. O chavão ‘seria cômico se não fosse trágico’ define perfeitamente a história do filme. E uma curiosidade: a conversa que os personagens de Al Pacino e Chris Sarandon têm ao telefone foi toda improvisada pelos atores. Maravilhoso. Policial, 120 min. Baixe esse filme.
.

.

Tags:, ,

One response to “Um dia de cão”

  1. Evandro Gomes says :

    Niara… estou aqui parado.
    Tentando me lembrar do filme que vi quando foi lançado…
    Mas minha memória é de “ontonte”. Não lembro de nada…
    Por isso já vi Apocalipse Now 3X.(Esse lembro)
    E outros tantos assisti 2x. Preciso de uma terceira vez!
    Todos filmes me parecem novos depois de 2 anos…
    Não é ficção!
    E que não seja o pré-lançamento de “Alzheimer, O Vazio”

    Bj

    Evandro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: