Jules e Jim

.

Jules (Henri Serre), um francês extrovertido, e Jim, (Oskar Werner) um austríaco judeu tímido, são jovens e românticos na Paris dos anos 10. Boêmios, cheios de amor pela arte e pela vida, apaixonam-se ao mesmo tempo por Catherine (Jeanne Moreau), uma mulher dona do próprio nariz. Ela é intensa, atrevida, liberada sexualmente e é ainda enaltecida pelos dois amigos que nela identificam os traços de uma estátua grega, e dela tiram inspiração para escrever e viver.

O filme acompanha os três personagens durante duas décadas de incontáveis idas e vindas amorosas, interrompidas por uma guerra mundial. Defendendo nações rivais, Jules e Jim têm mais medo de matar um ao outro durante uma batalha do que de morrer.

Trata-se de uma dessas obras anormais, muito a frente de seu tempo que narra um “menáge a trois” que supera questões sexuais e até mesmo um erotismo explícito. O diretor vai mais fundo e deixa sexo subentendido, com doses fartas de afeto entre as pessoas. Isso tudo antes da revolução sexual na segunda metade dos anos 60.

Jules et Jim (título original) é diretamente adaptado do romance de Henri-Pierre Roché e é uma montanha-russa emocional, repleta de momentos de euforia e depressão. Tudo no filme é intenso, inclusive as atuações dos três atores principais. Jeanne Moreau, como Catherine está perfeita.

Neste filme, o inovador François Truffaut – uma das figuras mais emblemáticas da Nouvelle Vague – trata com igual delicadeza a amizade entre dois homens e o amor de ambos pela mesma mulher. Ganhou o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu e o Prêmio de Melhor Diretor, no Festival de Cinema de Mar Del Plata.

Truffaut considerava esse filme um dos prediletos de sua filmografia, e dizia sempre que “o filme foi feito para celebrar a intensidade e a fugacidade das paixões mais incendiárias”. Dizem que ele se apaixonou por Moreau durante as filmagens. Um filme para dar sentido a expressão ‘clássico’.
Drama, 106 min
. Baixe esse filme.

.

.
Anúncios

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: