Gritos e Sussurros

.

No final do século XIX, no silêncio de uma bela casa rodeada por um enorme parque, na região central da Suécia, Agnes (Harriet Andersson) está morrendo de câncer aos 37 anos. Ela está sendo cuidada pela empregada, Anna (Kari Sylwan), e por suas irmãs Maria (Liv Ullmann) e Karin (Ingrid Thulin). É no limiar da vida de Agnes o momento das grandes revelações – aquelas abafadas pela moral, pelos costumes e pela religião – que dão o tom dessa história.

Deixar transparecer o que se oculta sobre as formalidades das relações humanas é o objetivo do cineasta Ingmar Bergman nesse filme, que definiu Gritos e Sussurros como um filme que se aproxima mais de um estado de alma do que propriamente de uma história a ser narrada dentro dos princípios básicos do cinema.

A ausência de som ao longo do filme dá força à dramaticidade, que fica a cargo principalmente da expressão facial e da sólida interpretação das quatro atrizes.

O nome do filme é o fio condutor dos personagens. São os gritos de desespero causados pela dor, o tic-tac interminável do relógio e os sussurros das irmãs pelos sombrios corredores da casa, que compõe a trilha sonora.

A fusão de planos, que remete a flashbacks e divagações, estão sempre carregadas de morbidez, dor, insatisfação e angústia. A fotografia impactante de Sven Nykvist em vermelho, branco e preto, cria uma atmosfera quase atemporal. O tom vermelho sangue, presente em todos os cômodos, dá a impressão de que a casa está mais viva do que as pessoas que a habitam.

Ganhou o Oscar de Melhor Fotografia além de ter sido indicado para Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Figurino. Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e duas indicações ao BAFTA de Melhor Atriz para Ingrid Thulin e Melhor Fotografia. Ganhou ainda o Prêmio Bodil de Melhor Filme Europeu e o Grande Prêmio Técnico no Festival de Cannes.

Viskningar Och Rop (título original), de 1972, é também um reconhecimento aos atores que são a alma do cinema de Bergman, e cujas imagens na tela ratificam a utopia cinematográfica do triunfo da vida sobre a morte.

Drama, 90 min. Baixe esse filme.

Trecho do filme:

Anúncios

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: