Dançando no Escuro

.
Selma Jezkova (Björk) é uma imigrante tcheca, mãe solteira de um menino de doze anos que foi morar numa cidade do interior dos Estados Unidos. É operária numa fábrica, está ficando cega e sabe que seu filho Gene (Vladan Kostig) herdou a doença. A única esperança para o garoto é submeter-se a uma operação. Selma precisa levar uma vida de pobreza miserável, descuidar de si até o limite do desespero para poder pagar a cirurgia.
Seus vizinhos Bill (David Morse) e Linda (Cara Seymour) juntamente com sua colega de fábrica Kathy (Catherine Deneuve), a ajudam no que é possível. Selma é apaixonada pelos musicais hollyoodianos e suaviza os momentos difíceis se imaginando dançar os números musicais dos filmes. Quando seu vizinho Bill se vê em dificuldades financeiras, rouba o dinheiro que Selma tinha economizado e esse é o ponto de partida para tornar o seu drama ainda mais trágico.
A estória do filme pode não ser das mais originais, mas emociona a cada minuto. As partes musicais são as únicas alegres e são devaneios da personagem principal, que para fugir do mundo real, pensa na vida como um musical, com canções e coreografias de uma estranha, ambígua e triste beleza. As músicas são todas belíssimas, e foi uma delas, ”I’ve Seen It All”, que deu a única indicação do filme ao Oscar.
Dancer In The Dark (título original) foi indicado ao Globo de Ouro também por Melhor Canção Original e Melhor Atriz em Drama para a cantora islandesa Björk, premiada em Cannes por sua atuação.
A direção do dinamarquês Lars von Trier se priva de tecnologia. O longa foi filmado em câmera digital pelas mãos do próprio diretor. Ainda assim, tem uma bela fotografia e é reconhecidamente um filme de arte que muitos vão achar chato, longo e sem ação. Mas é inegavelmente um filme bonito, sensível e verdadeiro. Trier assina além da direção, o roteiro, a fotografia e ele mesmo compôs a maioria das canções. O denominado filme mais triste da história, é realmente muito triste, mas incrivelmente brilhante. Drama Musical, 140 min. Baixe esse filme.
.
.

Tags:, , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: