4 meses, 3 semanas e 2 dias

.

Na Romênia do final da ditadura Ceausescu, em 1987, duas amigas dividem quarto numa república estudantil de uma cidade do interior. Gabita (Laura Vasiliu) está grávida de exatos quatro meses, três semanas e dois dias e pretende abortar. Para isso, contará com a ajuda de Otília (Anamaria Marinca), a protagonista da história. É ela quem providencia tudo – desde o quarto de hotel, os bens de consumo contrabandeados para suborno e o dinheiro para pagar o “aborteiro”, Sr. Bebe (Vlad Ivanov). Ao saber do tempo de gravidez, que transforma o procedimento em homicídio pelas leis romenas, Bebe aumenta o “preço” do serviço e transforma uma situação já deseseperadora em trágica.

O foco principal do cineasta Cristian Mungiu (roteiro, direção e produção) não está na mulher que aborta, mas na amiga capaz de enormes sacrifícios para salvá-la de uma gravidez indesejada. A crítica ao terror das ditaduras do chamado socialismo real do leste europeu está presente em cada cena.

Os destaques ficam por conta das excelentes interpretações do elenco, da fotografia de iluminação fria e também escura, e a ausência de trilha sonora. Os sons apenas dos ruídos reforçam a ideia de vida real do roteiro de Mungiu, que consegue evitar os clichês habituais. As imagens do aborto, mostrado nos mínimos detalhes, são chocantes e mais do que fazer campanha contra ou a favor, trazem à luz a realidade vivida por milhões de mulheres que fazem aborto clandestino, além de evidenciar a violência a que todas as mulheres estão expostas, agravada numa já situação de risco e violência.

4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile (título original) foi o filme mais comentado de 2007. Recebeu 14 prêmios, entre eles a Palma de Ouro de Cannes. Dificílimo de digerir, mas espetacular em todos os sentidos.

Drama, 113 minBaixe esse filme.

Tags:, , , ,

2 responses to “4 meses, 3 semanas e 2 dias”

  1. Rafaella Theis says :

    Olá, eu queria muito assitir esse filme, porém consigo só os links do megaupoad.

    enfim, caso tenha outra alternativa, link para passar do filme, eu agradeceria muito.

    obrigado

    Rafaella Theis

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: