Saraband

Marianne (Liv Ullmann), uma advogada, vai visitar o ex-marido 30 anos após o divórcio. Johan (Erland Josephson) vive isolado na antiga casa de campo e apesar de tantos anos sem se verem, a cumplicidade entre os dois não esmoreceu. Marianne conhece o filho de Johan, Henrik (Börje Ahlstedt) e a sua filha Karin (Julia Dufvenius). Muito rapidamente ela compreende que Henrik, que perdeu a esposa recentemente, tem um amor possessivo por Karin e que Johan só sente ódio e desprezo pelo filho.

Este foi o último trabalho de Ingmar Bergman e o seu 12º filme com Liv Ullmann. Feito para a tevê em 2003, Bergman foi convidado a apresentá-lo nas mostras competitivas dos festivais de Cannes e Veneza do mesmo ano, mas recusou alegando não ter tempo de concluir a versão para cinema, que nunca foi feita. Ele morreu quatro depois.

Esse filme é a continuação de Cenas de Um Casamento (1973), este em película mas já adaptado de uma série também feita para a tevê sueca com seis episódios e que foi um sucesso estrondoso. Saraband foi feito em cinema digital de alta-definição, e apesar de ter prescindido de um diretor de fotografia, Bergman (que era mestre na sua arte) consegue manter uma coerência de cores e um sentimento de nostalgia que atravessam todo o filme, dando tons de outono no início da trama e avançando para as cores de inverno no final.

Quem ainda não assistiu, não torça o nariz para o fato de Saraband ter sido feito para tevê. Cenas de um Casamento também o foi e não perde em nada em densidade e conteúdo para qualquer outro filme do diretor. Ademais, estamos falando da tevê sueca e de Ingmar Bergman.
Drama, 112 min. Baixe esse filme.

Tags:, , , ,

2 responses to “Saraband”

  1. Osmar Gomes carreira pequeno says :

    Ótimo filme , ganha das produção para cinemas no gênero, que riqueza dos diálogos e sentimentos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: