A Janela da Frente

Giovanna (Giovana Mezzogiorno), casada e mãe de dois filhos, não é feliz no casamento. Um dia seu marido, Filippo (Filippo Nigro), traz para casa um velho desmemoriado que ele encontrou perdido na rua. Tentando ajudar esse senhor misterioso a recuperar a identidade, Giovanna pede ajuda a seu vizinho Lorenzo (Raoul Bova). O velho é David Veroli (Massimo Girotti), um confeiteiro rico que guarda segredos e remorsos que remontam do período da Segunda Guerra Mundial.

Ao embrenharem-se no passado do velho confeiteiro, Giovanna e Lorenzo vão se envolvendo cada vez mais. Ela descobre que o vizinho a observa todas as noites de sua janela do outro lado da rua, o que a deixa ainda mais atraída por ele.

Esse filme italiano de 2003 tem roteiro e direção assinados pelo turco radicado na Itália, Ferzan Özpetek (O Banho Turco). Foi considerado melodramático demais por alguns críticos, principalmente porque a fotografia de Gianfilippo Corticelli e a trilha sonora de Andrea Crisanti colaboram com o tom extremamente sentimental do roteiro.

Arriscaria dizer que há um “toque argentino” nesse filme. Principalmente pela história secundária que serve como pano de fundo, por vezes se tornar tão ou mais importante que a história principal. Para esse equilíbrio entre as histórias, o diretor contou com o talento indiscutível do veterano Massimo Girotti (Último Tango em Paris e Teorema), que morreu logo após o término das filmagens e teve o filme dedicado à sua memória.

La Finestra di Fronte (título original) fez muito sucesso na Itália e chegou a vencer três prêmios David Di Donatello. Simples, doce, romântico e muito bem protagonizado por Giovana Mezzogiorno, traz ainda a discussão sobre homossexualidade, tema preferido de Özpetek, muito bem encaixada na trama.
Drama, 106 min. Baixe esse filme.

Tags:, ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: