Batismo de Sangue

Baseado no livro homônimo de Frei Betto (pelo qual recebeu o Jabuti, principal prêmio da literatura brasileira em 1985) sobre suas experiências durante a ditadura civil-militar brasileira. Quando estava num convento de frades, no final dos anos 60 em São Paulo, envolveu-se na resistência contra o regime e é esta a história contada no filme, que foca quatro freis: Betto (Daniel de Oliveira), Tito (Caio Blat), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves). Movidos pelos ideais cristãos de apoiar o povo cerceado em sua liberdade de expressão e manifestação, acabam se envolvendo e apoidando a Ação Libertadora Nacional, comandada por Carlos Marighella (Marku Ribas). As prisões e eventuais torturas de Tito, Fernando e Ivo levam a história a consequências drásticas para todos os personagens.

Esse é o quinto filme de Helvécio Ratton (Uma Onda no Ar) e conta uma história peculiar de freis católicos se envolvendo com uma organização da luta armada enquanto oficialmente a igreja católia apoiava o regime militar. As cenas de tortura são chocantes, explícitas, crueis, e a interpretação de Caio Blat como Tito é tão perturbadora quanto a de Cássio Gabus Mendes do delegado Fleury é nauseante.

Todos os problemas técnicos do filme — como as falas muito certinhas que parecem pouco reais e do próprio roteiro que em alguns momentos se perde na narrativa — passam desapercebidos pela forte aura de realismo em que o filme está envolto. Ganhou Prêmio de Melhor Diretor e Melhor Fotografia do Festival de Brasília.

Intenso, realista, visceral. Um filme que mexe com a emoção e o estômago ao mesmo tempo e cumpre um papel importantíssimo já que a história que conta não está nos livros de história.

Drama, 110 min. Baixe esse filme ou assista completo aqui.

Este post faz parte da quinta blogagem coletiva #desarquivandoBR, que se realiza de 28/3 a 02/4.

Tags:, , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: