A linda história dos Gonzaga

Fazia tempo que esse espaço estava abandonado. Aliás, todos os meus blogues estavam. Mas ontem eu fui assistir Gonzaga – De pai para filho e fiquei encantada.

Não é nenhuma narrativa surpreendente e nem uma forma nova de fazer cinema ou contar histórias. A história é que é boa demais e só se o diretor Breno Silveira não soubesse fazer muito bem o feijão-com-arroz ou contar histórias para que o filme não fosse bom. E ele sabe. E dentro do feijão-com-arroz que ele sabe fazer há um tempero especial… Pitadas de sutileza e doses generosas de afeto.

A emoção não está só em assistir uma linda história mas em perceber o quanto Breno se emocionou ao conhecer os detalhes da história de Gonzagão e Gonzaguinha, onde suas vidas se cruzaram e como. O filme é muito nordestino, tem a alma do sertão de Pernambuco e do baião transversalizada pelo morro carioca, a alma da malandragem do samba. A música brasileira permite, a história brasileira permite, e a vida dos Gonzaga promoveu esse encontro.

Breno não fez uma cinebiografia, nem do pai e nem do filho. É verdade que conta bem mais da história de Gonzagão, mas acho que foi uma forma de fazer justiça também. O filme é, de verdade, uma história baseada em fatos reais. Um recorte da história desses dois gênios da música brasileira, ali naquele ponto em que ela cruza e colide.

Saber mais de Gonzagão e de sua música e gostar tanto foi revelador para essa sulista que vos fala. Saber — ou apenas perceber — como algumas coisas que marcaram tanto sua vida se transformaram em versos de canções eternas emocionou demais. Chorei muito. E precisava contar como foi. Gonzaguinha, que sempre tocou tão fundo a minha alma, teve a oportunidade de dizer a seu pai o que eu não disse ao meu. Ele não foi um privilegiado só pelo dom da música. Saí com esse nó no peito da sala de cinema, mas um pouco mais leve e muito grata ao Breno Silveira.

ASSISTAM!

Tags:, , ,

Deixe uma resposta

